A Bela e a Fera (Beauty and the Beast, 2017) | Preview

20:09:00



Matheus R. B. Hentschke

Em 1991, inspirado pelo sucesso comercial da animação musical A Pequena Sereia (1989), a Walt Disney Studios enfim conseguiu tirar do papel um filme que a muito tempo ambicionava realizar: A Bela e A Fera. A animação foi um sucesso de bilheteria, tendo acumulado US$ 425 milhões em sua arrecadação total. Mas, esse Renascimento da Disney, que havia começado em 1989 com A Pequena Sereia, foi além, produzindo elogios e indicações inesperadas, visto que A Bela e A Fera recebeu inúmeras críticas positivas, ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme - Musical ou Comédia e concorreu ao Oscar de Melhor Filme. Sem falar, em suas estatuetas douradas na principal premiação do cinema norte-americano nas categorias Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original com "Beauty and the Beast".


Em Live-Action com uma Bilheteria Arrasadora




Passados quase 30 anos da estreia de sucesso dessa animação baseada no conto de fadas de Jeanne-Marie Le Prince de Beaumont, A Bela e a Fera renasce como uma adaptação em live-action que promete, no mínimo, ser mais um sucesso comercial, só que agora, com bilheterias avassaladoras. Um fato que colabora para essa previsão, foi a quebra de barreiras protagonizada pelo teaser trailer do filme, que em 24 horas foi visto 91.8 milhões de vezes, tornando-se o teaser mais visto na história em um período de um dia. 

Além disso, de acordo com o editor-executivo do Fandango, Erik Davis, a pré-venda de ingressos do filme nos Estados Unidos "está se mostrando uma verdadeira "Fera", parecendo ser algo ainda maior que outras adaptações live-action da Disney, como Cinderela, Malévola ou Mogli". Com esse interesse nas alturas, A Bela e a Fera voltou aos holofotes até mesmo para aqueles que sequer sabiam ou sequer se interessariam pela adaptação da obra com atores reais. Confira o trailer completo aqui:






Emma Watson e Elenco de Peso



Atores esses que foram selecionados precisamente para elevar a produção ao status de blockbuster "arrasa quarteirões" nas bilheterias com possibilidades para concorrer e vencer diversas premiações. A começar pela presença de Emma Watson, atriz que se destacou como a Hermione da franquia Harry Potter, mas que não desapareceu dos holofotes como seus demais companheiros bruxos, muito pelo contrário. Tendo, posteriormente, participado de filmes como Bling Ring de Sofia Coppola e Sete Dias com Marilyn de Simon Curtis, Watson conseguiu manter sua profissão como atriz de maneira estável, ou seja, participando, em média, de uma produção por ano, mas não só isso, a atriz britânica transcendeu o status de estrela pop para galgar outros caminhos. 

Em 2014, Emma Watson foi nomeada como a embaixadora da boa vontade da agência ONU Mulheres e em setembro daquele ano, na sede da ONU, a atriz lançou a campanha mundial "HeForShe", na qual ela conclamou os homens a lutar pela igualdade de gênero. Logo após, Watson disse ter recebido ameaças, devido ao seu discurso e aos seus posicionamentos. Contudo, isso não a impediu de levar a mensagem que pretendia, alcançando, até mesmo, a vencedora do Prêmio Nobel e ativista Malala Yousafzai, que disse, ao encontrar Watson, reconhecer-se como uma feminista, após ter ouvido o seu discurso.



Aliando carisma a sapiência, Emma Watson possui o necessário para trazer um ar de realeza para a produção de A Bela e a Fera, bem como o que é preciso para sustentar e alavancar a produção. Em entrevista à CNN, a atriz disse: " Eu não precisei aprender uma canção sequer, porque eu já sabia todas de cor", auxiliando na ideia de que ela é realmente a pessoa certa para o papel. Mas não só Emma Watson terá o fardo de carregar a adaptação sozinha, o elenco ainda é composto de grandes nomes que colocam a obra em evidência, tais como os de Ewan McGregor, como Lumière, Emma Thompson, como a senhora Pots e Ian McKellen, como Cogsworth, todos personagens que trabalhavam no castelo da Fera e foram amaldiçoados assim como seu patrão.


Polêmicas 



O ator Josh Gad, intérprete de LeFou, teve de comentar em entrevistas a respeito da sexualidade de seu personagem, após a declaração do diretor de A Bela e a Fera, Bill Condon, confirmar que ele é gay e prometer uma cena sobre a temática no final do longa. "O que irei dizer é que esse filme é algo com inclusão, que tem algo a oferecer para todo o mundo", comenta Gad sobre a polêmica que gerou repercussões tão irracionais como essas: um cinema americano anunciou que não exibiria o filme devido à presença desse personagem e um deputado russo pediu o banimento do filme no país, devido ao mesmo motivo.

Além desse debate ilógico ter ocorrido ainda no século XXI, houve a questão envolvendo o relacionamento entre Bela e Fera, que muitos julgaram como sendo abusivo, fruto de uma Síndrome de Estocolmo. "Ela não tem nenhuma das características de alguém com a Síndrome de Estocolmo, porque ela mantém a independência dela; ela mantém a sua liberdade de pensamento", rebate Emma Watson a respeito da acusação e emenda, "Eu também acredito que tem um mecanismo intencional ali; na minha mente, Bela decide ficar." 

História e Músicas 



A trama acompanha Bela que é mantida prisioneira por Fera (Dan Stevens) em seu castelo, em troca da liberdade de seu pai. Em paralelo, o caçador Gaston (Luke Evans) deseja ter Bela e pretende caçar Fera a qualquer custo. Com inúmeros momentos musicais, a obra tem como diretor Bill Condon, notório por seu trabalho em Dreamgirls - Em Busca de um Sonho e os dois últimos filmes da saga Crepúsculo, parecend ser o nome correto para aliar a temática musical a um blockbuster rentável. "Antes de eu chegar, eles estavam reinventando A Bela e a Fera de uma maneira radical, mais como A Branca de Neve e o Caçador (da Universal). Mas, depois que Frozen foi lançado, o estúdio percebeu que havia uma grande audiência internacional para um musical old-school", diz o diretor em entrevista ao Hollywood Reporter.

Por fim, é preciso destacar a presença de Alan Menken, compositor musical vencedor de 8 Oscars, com um deles sendo pelo seu trabalho na trilha sonora de A Bela e A Fera de 1991. Agora, o premiado compositor retorna para revitalizar os temas musicais vencedores, com fortes chances de concorrer ao Oscar de Melhor Trilha Sonora e, por que não, à Melhor Canção com algum dos temas novos ou repaginados. As canções serão terão interpretações do elenco e covers gravados por outros artistas da música, como "Beauty and the Beast" cantada em um dueto por John Legend e Ariana Grande, que você confere aqui:




A Bela e a Fera tem estreia prevista para o dia 16/03/17 nos cinemas brasileiros.


You Might Also Like

0 comentários

OpinaGeek no Facebook